A terapia de família é baseada na ideia de que a família é um sistema social único com sua própria estrutura e padrões de comunicação. Esses padrões são determinados por vários fatores, incluindo valores e crenças dos pais, personalidade de todos os membros da família e influências de outros familiares, como avós, tios e tias. Como resultado dessas variáveis, cada família desenvolve uma personalidade única, que é poderosa e afeta todos os seus membros.
Nas sessões de terapia, os pontos positivos da família são usados para ajudar todos a lidar com seus problemas. Todos os membros da família assumem responsabilidade pelos problemas. Alguns membros da família são encorajados a mudarem alguns comportamentos.
A terapia familiar é um tipo bem dinâmico de terapia, onde há uma participação ativa de todos os membros familiares. O número de sessões varia de acordo com a severidade dos problemas e o comprometimento de cada membro familiar com a terapia. A duração das sessões varia de 1 hora à 1 hora e meia, dependendo do tamanho da família e dos objetivos a serem atingidos. As pessoas que fazem terapia familiar aprendem mais sobre si mesmas e sobre como suas famílias funcionam. Ela permite que os membros da família expressem e explorem pensamentos e emoções difíceis de uma maneira segura, onde cada um se prontifica a entender a opinião e experiência do outro. Respeitar as necessidades individuais, possibilita a promoção de mudanças positivas em seus relacionamentos e em suas vidas.
Meu atendimento familiar exclui famílias com crianças abaixo de 12 anos.
“Crianças são como cimento fresco,
Qualquer coisa que cai sobre elas,
deixa uma marca eterna”
Haim Ginott