Terapia de casal é um processo terapêutico de partes do relacionamento humano. Objetiva reconhecer, lidar melhor e reconciliar algumas diferenças e alguns padrões de repetição que causam conflito na relação. Todos nós sabemos que relacionamentos amorosos são árduos trabalhos. Assim como carros, eles necessitam de manutenção para continuarem rodando bem. Se existe um problema, é melhor saná-lo imediatamente para evitar complicações maiores no caminho. É interessante como rápida e facilmente tomamos as providências para arrumar e prevenir maiores estragos em nossos veículos, porém quando se trata de relacionamentos, comumente evitamos fazer qualquer coisa até que a situação se torne mais séria. Infelizmente, muitos casais procuram terapia quando uma quantidade significante de estrago já foi feito. Quando padrões inadequados de relacionamentos já se tornaram arraigados. Nesse caso, o vínculo emocional entre as pessoas envolvidas já foi severamente enfraquecido e já existe um alto nível de ressentimento devido a conflitos passados que não foram resolvidos.
Pesquisas na área indicam que em média os casais já estão infelizes por seis anos antes de procurarem terapia de casal. Isso tudo não quer dizer que a terapia de casal não é eficaz para casais que tem problemas há muito tempo, mas com certeza ela será muito mais longa, difícil e desafiadora, requerendo um alto grau de comprometimento e esforço das partes envolvidas.
Falsas concepções impedem os casais de procurarem ajuda mais cedo. Alguns acreditam que a terapia de casal é somente para sérios problemas que afetam o relacionamento, incluindo vícios ou infidelidade. Outros creem ser a última opção a se recorrer antes de tomarem a decisão de terminar o relacionamento. Há também os que pensam que a terapia de casal é uma forma de “forçar” o (a) parceiro (a) a mudar porque eles são “o problema”. Muitos não têm a noção dos benefícios da terapia de casal em resolver uma grande variedade de problemas relacionais. A terapia de casal é uma forte ferramenta para potencializar a satisfação no relacionamento, afetando de maneira direta a saúde mental do indivíduo.
A terapia de casal é um tipo de psicoterapia onde o terapeuta ajuda duas pessoas envolvidas em um relacionamento amoroso a compreenderem melhor seu relacionamento e resolverem conflitos, melhorando assim a satisfação e qualidade desse relacionamento através da utilização de várias intervenções terapêuticas. A terapia de casal envolve a identificação de problemas no relacionamento, das dinâmicas que mantém cada problema e do entendimento do papel de cada um em interações disfuncionais. Ela ajuda o casal a mudar a forma com que o relacionamento é visto e a forma com que cada um (a) percebe o outro (a). Mudanças em comportamento e na forma de interagir com o (a) outro (a) também fazem parte dos objetivos da terapia de casal.
A terapia de casal é benéfica para qualquer tipo de relacionamento, sejam os parceiros heterossexuais, homossexuais, de diferentes raças, diferentes idades, namorando ou casados. Por exemplo, um casal de noivos pode encontrar na terapia de casal uma excelente oportunidade de explorarem suas expectativas para o relacionamento antes de se casarem. Ou outro casal, juntos já há mais de 30 anos, pode descobrir na terapia de casal uma maneira eficaz para resgatarem um senso de entusiasmo e romantismo em seu relacionamento.
A terapia de casal pode resolver um problema atual, prevenir a exacerbação de problemas ou simplesmente propiciar um “check-up” para um casal feliz que está passando por algum momento de transição ou stress.
Assim como na terapia individual e de família, o número de sessões varia de acordo com a severidade dos problemas e o comprometimento do casal com a terapia. A duração das sessões é geralmente de 50 minutos (a não ser que acordado diferente com o terapeuta).Geralmente os casais terminam a terapia conhecendo melhor os padrões do relacionamento, com maior capacidade de se expressarem emocionalmente e tendo desenvolvido as habilidades necessárias para se comunicarem e resolverem seus problemas de uma maneira mais eficaz.
Meu atendimento abrange todos os tipos de casais.
“Apresentamos mais conflitos nas áreas onde fomos mais privados.
E é precisamente a pessoa mais privada de amor
que apresenta maiores dificuldades
relacionadas a dar e receber amor”
Eagle, 1984